
Foi realizada em 22 de setembro de 2009 uma reunião conjunta que visou discutir a regulamentação das atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos - exceto humanos -, peixes, anfíbios, répteis e aves.
Apesar do assunto polêmico, aparentemente grande parte dos membros da reunião se mostraram a favor da regulamentação, alegando esta ser uma forma de estimular pesquisas e com o tempo melhorar ainda mais a agropecuária no Brasil; pois de fato com a utilização da clonagem poderia se tornar mais fácil a seleção de genes de interesse além de tornar mais rápida a sua aplicabilidade e retorno ao produtor.

9 comentários:
Laurinha!!!
Não estava sabendo dessa regulamentaçõa...
Mas eu fico me perguntando se a clonagem é mesmo uma boa alternativa.
Beijos... lindo blog!!!!
Então Carol, realmente houve esta reunião mas parece que nada foi decidido ainda.
Com relação a clonagem ser uma boa alternativa, eu acredito que em médio prazo ela se torne um bom artifício sim, pois permitirá uma maior facilidade de seleção de genes de interesse e de maneira mais rápida também.
Claro que o Brasil ainda não está suficientemente preparado para tais técnicas em tão pouco tempo, porém com avanços nas pesquisas e uma provável regulamentação nós poderemos sim um dia empregar a clonagem como uma possível ferramenta do melhoramento genético animal.
A produção e comercialização dessas variedades é não só esperada como, talvez, necessária. Mas a liberação no ambiente seria totalmente irresponsável.
Concordo com você Marcelo.
a produtividade, o melhoramento e suas ferramentas, realmente são um "mal necessário" para a própria sobrevivência do homem; e realmente seria de total irresponsabilidade a liberação destes animais no ambiente.
Ola Laura
Realmente é um tema muito polêmico.
Concordo que isso sera benéfico para o aumento da produção, trazendo melhorias para a agropecuária e também acredito que para a preservação e continuidade de algumas espécies de aves, anfíbios e répteis.
Bjus
Olá Laura, então, eu nao sei se eu sou a favor da clonagem total do animal , creio que isso pode se virar contra a humanidade e logo irão clonar seres humanas.. já pensou? acho que seria um caos nao? Concordo porém com a clonagem de órgãos, agora no caso da zootecnia provavelmente é um fato que ira se consolidar , pois haverá maior lucro aos produtores... e isso é o que "importa" né?
uma dica! acho que irá facilitar a visualização do seu blog se vc mudar a cor dos comentários , pois o fundo preto com a cor preta das letras está dificultando a leitura dos comentários. grande beijo
Oi Delaila, não concordo muito com essa questão de que a clonagem ajudaria na preservação de espécies, pois com o tempo haveria um grau altíssimo de consanguinidade dentre os animais, e como consequencia prejudicando a sobrevivência dos mesmos.
bjos
Olá Hugo,
concordo com vc em termos... pois acredito que a clonagem total dos animas somente deve ser empregada em institutos de pesquisa e estes indivíduos nunca serem soltos ou libertados; está prática seria realizada apenas com o intuito de facilitar a seleção de características de interesse, possibilitando assim melhor compreensão da genômica do animal para que se possa encontrar meios de maior expressão desta tal característica; obviamente seguindo legislações e padrões considerados éticos.
ps: Já pensei na clonagem total de humanos sim, e acredito que isso poderá acontecer em um futuro mais próximo do que o imaginado.
Laura,
Muito boa a discussão dessa postagem. Não a havia visto ainda pois fiquei algum tempo sem entrar nos blogs e agora estou retomando novamente, com algum atraso.
Não sei se essa discussão aconteceu antes ou depois da nossa discussão sobre o assunto em sala de aula mas me parece que foi antes.
Bem, sobre a conservação das espécies, acredito que a clonagem possa a ser usada para esse fim, entretanto, deve existir variabilidade genética considerável e que deve ser mantida pela clonagem. Clonar para evitar o desaparecimento de espécies em extinção não tem sentido, pois como você já citou, a variabilidade genética já está comprometida (alta endogamia) e a recuperação dessa via clonagem é impossível.
Postar um comentário